Área Restrita - Somente para empresas associadas
SETPES - NotíciasHome > Noticias > Ônibus de Vitória passam a aceitar passagem apenas no Cartão >

Ônibus de Vitória passam a aceitar passagem apenas no Cartão

A Prefeitura de Vitória divulgou a Portaria Nº 33/2020, que autoriza a proibição do uso de dinheiro como forma de pagamento de passagens nos ônibus do Sistema de Transporte Público Municipal de Vitória, a partir do dia 01 de agosto de 2020. Tornando-se obrigatório a utilização do Cartão GV para acesso aos coletivos. Os verdinhos também têm autorização para circular sem os cobradores a partir do dia primeiro de agosto. A medida faz parte de um programa de controle e combate ao novo Coronavírus e tem como objetivo diminuir o risco de contágio da doença durante as viagens.   

O secretário-geral do Setpes, Jaime de Angeli, explica que a portaria não é facultativa. “As empresas estão se organizando e vão cumprir com a medida a partir do dia primeiro de agosto. Essa portaria faz parte de uma série de medidas que já foram implementadas e é mais uma forma de evitar a circulação de dinheiro nos ônibus, e diminuir o risco de contágio da Covid-19”.   

Com a restrição do uso de dinheiro e o afastamento dos trocadores, as passagens deverão ser pagas com o Cartão GV. O cartão cidadão do Setpes continuará sendo aceito. O Cartão GV pode ser adquirido em um dos pontos de venda da rede, que contam, inclusive, com terminais eletrônicos de autoatendimento. A versão pré-paga e sem cadastro custa R$10,00, valor equivalente a duas passagens, e pode ser adquirida em terminais, lojas do GVBus e em lojas parceiras.  

Os cobradores poderão ter seu contrato de trabalho suspenso por 60 dias. “A suspensão dos contratos não gera a extinção do posto de trabalho e, por isso, o pagamento do salário está garantido e assegurado por lei. Após o término da suspensão dos cobradores, eles serão realocados para suas atividades”, afirma o secretário-geral do Setpes, Jaime de Angeli.   

A nova medida se estende até o fim do estado de emergência causado pela pandemia da Covid-19. Além da proibição do uso de dinheiro, os ônibus municipais de Vitória vêm, desde março, adotando medidas de prevenção à doença. Entre as ações estão a obrigatoriedade do uso de máscaras por rodoviários e passageiros durante todo o percurso dos coletivos, além do transporte de passageiros somente sentados e orientações aos profissionais do transporte coletivo urbano. Colaboradores que fazem parte do grupo de risco também foram afastados. 



Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - CEP: 29055-420 - Vitória - ES - SETPES
SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br © Copyright 2011. Todos os direitos reservados