Área Restrita - Somente para empresas associadas
SETPES - NotíciasHome > Noticias > Migração dos cartões dos sistemas municipais de transporte >

Migração dos cartões dos sistemas municipais de transporte

No próximo sábado (20), terá início o processo para realizar a migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica para o novo nos coletivos de Vitória (verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo). Com isso, quem utiliza algum tipo de cartão dos sistemas municipais, gratuidade ou não, precisa realizar o procedimento nos coletivos para fazer a transferência de dados para o novo sistema.

Com a finalização deste processo, os usuários do sistema urbano passam automaticamente a terem cartões do sistema metropolitano, como explica o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno. “Precisamos implantar o mesmo sistema de bilhetagem que está funcionando no Transcol nos sistemas de Vitória e de Vila Velha para que a gente possa operar daqui a um tempo com o bilhete único”, afirmou.

Já o secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Oberacy Emmerich, afirmou que a administração da cidade tem trabalhado junto ao governo do Estado para criar todas as condições que facilitem a integração. “É importante que o cidadão, ao final, tenha todas as condições favoráveis de mobilidade, de conforto e segurança”, ressaltou.

O processo de reconfiguração dos cartões será o mesmo que ocorreu no sistema Transcol durante o mês de maio. O cartão (gratuidade ou não) deve ser apresentado nos dois validadores. Primeiro no validador atual (azul) e após o sinal sonoro, no validador novo (vermelho) até aparecer a mensagem “catraca liberada”. Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar no coletivo. Assim, não será necessária a substituição dos bilhetes atuais.

O prazo para realizar esse procedimento nos coletivos vai até o dia 16 de agosto. Depois disso, a atualização será feita apenas em postos de atendimento. Em caso de erro durante a operação, aparecerá a mensagem “transação incompleta” no validador vermelho. Se isso ocorrer, o usuário também precisa procurar um dos postos de atendimento.

Apesar de ser um procedimento simples, o diretor presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setpes), Jerson Picol, destaca que o usuário precisa estar atento. “Somente o usuário do ônibus de vitória (verdinho) e o de Vila Velha (Sanremo) que usam os cartões devem fazer a validação nos sistemas neste momento. Quem usa o ônibus de Vitória faz o procedimento no ônibus de Vitória e quem usa o sistema de Vila Velha faz a atualização em Vila Velha. Todos vão ganhar, empresas, governo, prefeitura e principalmente o usuário, que vai ter um grande ganho a partir dessa integração, desse sistema novo que a gente está implantando”, ressaltou.

Com a conclusão desta etapa nos coletivos municipais, a previsão é de que ainda este ano seja possível usar o mesmo bilhete para embarcar tanto nos coletivos do sistema Transcol quanto nos do sistema de transportes de Vitória e de Vila Velha. Contudo, o usuário continuará pagando duas tarifas. A integração tarifária entre os sistemas tem previsão para ocorrer no próximo ano.

De acordo com diretor presidente da Ceturb, Raphael Trés, este é mais um importante passo para a operação de um sistema metropolitano que atenda todos os municípios da Grande Vitória de maneira satisfatória e com benefícios para os usuários. “A próxima fase é realmente fazer a integração total das linhas e em um sistema cem por cento da região metropolitano”, pontuou.

Cartões Vitória (verdinhos)

Total de Cartões: 61.710

Cidadão 3.361

Estudante: 11.247

Vale Transporte: 28.113

Serviço: 1087

Social: 3.063

Gratuidade (gratuidade ECT e DRT, idoso, deficiente com acompanhante, deficiente sem acompanhante, gratuidade Setran): 14.839

Cartões Vila Velha (Sanremo)

Total cartões ativos (que usarem o sistema nos últimos 90 dias): 11.756

Popular: 510

Vale transporte: 3.924

Vale transporte restrito: 49

Estudante: 370

Idoso: 6.894

Gratuidade: 6

Fiscal de Transporte: 3

Cronograma

20.07 – Início da migração dos cartões nos coletivos municipais

16.08 – Fim da migração dos cartões nos coletivos municipais. Após esta data, quem não fez ou não completou a transação nos coletivos precisa se dirigir a um dos postos de atendimento.

Postos de atendimento

Vila Velha (Em caso de dúvidas, transação incompleta):

Viação Sanremo – Avenida Ernesto Canal, 200 – bairro Alvorada, Vila Velha. CEP: 29117-120

E-mail: bilhete@vsanremo.com.br

Telefones: (27) 3346-3800 ou (27)3346-3821

Vitória (Em caso de dúvidas, transação incompleta)

Sede do Setpes - Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - CEP: 29055-420 - Vitória

SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br

Após o dia 16 de agosto: tanto os usuários do sistema de Vitória, quanto os de Vila Velha devem procurar os postos do GV Bus.

Saiba Mais

Por quê preciso apresentar meu cartão em dois validadores?

O sistema de Bilhetagem Eletrônica dos sistemas municipais de Vitória e de Vila Velha (Sanremo e verdinhos) está sendo modernizado e preparado para a implantação do Bilhete Único Metropolitano. Ao apresentar o cartão nos dois validadores, no período de 20 de julho a 16 de agosto, todos os dados do usuário, incluindo os créditos existentes vão migrar para o novo sistema. Isso vai evitar que o usuário precise trocar o seu cartão.

O que preciso fazer?

A partir deste sábado (20), todos os usuários dos sistemas municipais que utilizam algum tipo de cartão da bilhetagem eletrônica precisam fazer a atualização dos cartões para o novo sistema. Assim, até o dia 16 de agosto, o usuário precisa apresentar o cartão (gratuidade ou não) nos dois validadores: primeiro, deve apresentar o cartão no validador azul, o atual. Após ouvir o sinal sonoro, deve apresentá-lo no validador vermelho, o novo, até aparecer a mensagem “catraca liberada”. Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar nos coletivos municipais

E se durante esse período eu não utilizar o sistema?

Depois disso, a atualização só poderá ser feita postos de atendimento do GVBus, que serão divulgados posteriormente.

Os empregadores que fornecem vale-transporte vão precisar fazer algum processo agora?

Não, nesse momento é importante que as empresas incentivem seus funcionários a fazer a atualização dos cartões para que os passes sejam preparados para as próximas etapas de implantação do bilhete único.

Uso o sistema Transcol também preciso que fazer este procedimento?

Não. Este mesmo procedimento já foi concluído no Sistema Transcol. Apenas os usuários dos sistemas municipais que possuem algum tipo de cartão precisam realizar procedimento neste momento.

Poderei utilizar o cartão que uso no sistema Transcol nos ônibus das linhas municipais (verdinho e Sanremo) e vice-versa?

A implantação do Bilhete Único Metropolitano vai ser feita em etapas: a primeira ocorreu entre maio e junho, com a atualização dos cartões do Sistema Transcol para o novo sistema de validação da bilhetagem eletrônica.

Na segunda, que começa neste sábado, os cartões dos sistemas municipais de Vitória e de Vila Velha (Sanremo e Verdinhos) serão migrados para a mesma tecnologia do Sistema Transcol. Isso vai possibilitar que ainda este ano, com o mesmo cartão, será possível embarcar no ônibus do Transcol e no “verdinho”, no caso de Vitória e Sanremo, em Vila Velha e vice e versa.

 

Informações: Setop



Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - CEP: 29055-420 - Vitória - ES - SETPES
SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br © Copyright 2011. Todos os direitos reservados