Área Restrita - Somente para empresas associadas
SETPES - NotíciasHome > Noticias > Ônibus urbano perde 300 mil passageiros por dia >

Ônibus urbano perde 300 mil passageiros por dia

Mais de 109 milhões deixaram o transporte público em 9 cidades brasileiras, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Cerca de 300 mil pessoas por dia deixaram de usar ônibus no ano passado nas nove principais capitais do país (Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

O número representa 2% dos passageiros transportados por essas cidades em 2013. Mesmo assim, o ônibus ainda continua responsável por mais de 80% do transporte público no País.


Para Jaime De Angeli, diretor-geral do Sindicato das Empresas de Transporte do Estado (Setpes), a queda é um reflexo das políticas públicas de incentivo ao transporte individual em detrimento do transporte coletivo. “Carros e, mais recentemente, bicicletas são populares e cada vez mais usados. Já investimentos em infraestrutura, como faixas exclusivas, instalação de BRTs e de corredores de ônibus podem melhorar da qualidade de transporte e diminuir o tempo das viagens”, afirma.



Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - CEP: 29055-420 - Vitória - ES - SETPES
SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br © Copyright 2011. Todos os direitos reservados